11.12.12

casa das penhas douradas

a última semana de novembro do ano passado foi passada na Casa das Penhas Douradas.
era o aniversário do homem cá de casa e eu queria fazer-lhe uma surpresa. estávamos cansados, física e psicologicamente, pelo stress das nossas vidas profissionais e nada me pareceu melhor que passar uns dias fora do ambiente normal dos nossos dias e, de preferência, num sítio onde nunca tivessemos estado antes.
na altura, nem sabia bem onde ficavam as Penhas Douradas, apenas sabia que ficava perto da Serra da Estrela, mas as imagens que tinha visto no site foram suficientes para me convencer. em segredo, reservei uma varanda, embora a escolha não tenha sido fácil entre varandas, cortiça, mansardas e suite (esta última um pouco mais dispendiosa para o que tencionava gastar com a surpresa) e pedi que fosse feita uma surpresa (um miminho, vá) ao aniversariante em determinada noite (pedido que foi aceite e respondido com muita simpatia).
foram dias mais que perfeitos. tirei imensas fotografias e vinha com imensas ideias para que, quando regressasse a casa escrevesse sobre o assunto neste blog, mas acabei por não o fazer porque dias depois recebi uma notícia que me deixou tão cheia e entusiasmada e ocupada, que acabei por não ter tempo de o fazer. no final deste texto vão perceber ;).
o caminho até chegar à casa parece o cenário de um filme. estrada estreita, coberta de folhas secas (ou não estivessemos no outono), sempre a subir e com uma vista espectacular sobre Manteigas. chegados lá acima, no meio do nada, encontramos finalmente a casa. que bom ar que se respira ali. lá fora e lá dentro. lembro-me que a primeira coisa em que reparei, logo que entrei, foi no cheiro. não sei exactamente de onde vinha, mas era muito agradável (recentemente, comprei um óleo para o cabelo que tem exactamente o mesmo cheiro). o espaço é muito acolhedor, de tal maneira que nos sentimos efectivamente em casa e a ideia é mesmo essa, o cliente deve usufruir o espaço como se fosse seu e isso é evidente em pormenores como o de sermos nós, clientes, a colocar lenha em qualquer uma das lareiras que esteja acesa.
e a comida... meu deus, a comida! esta parte preocupava-me, confesso. a verdade é que cá em casa come-se bem, e bem, neste caso, é também em quantidade e eu tinha lido no site que aquilo era tudo muito gourmet, com produtos da região, que o jantar começava com champanhe e um amuse bouche e mais isto e mais aquilo e logo aí surgiram dois receios: 1_vamos passar muita fominha e 2_as pessoas devem jantar vestidas como se estivessem num jantar de gala e eu nem tenho roupa para isso nem estou para aí virada. enganei-me! a comida é do melhor que já alguma vez comi (ainda hoje digo muitas vezes "ai! apetecia-me tanto aquele creme de cebola das penhas douradas! ou a vichesoise ou o pato com laranja ou o polvo com batata doce ou o bacalhau com broa e puré ou a alheira com massa filo ou o creme de folhagens verdes ou a tarte de lima ou o leite creme queimado ou os profiteroles com gelado ou... ai que fome que me deu agora!). a apresentação dos pratos é muito bonita e não vêm cheios até transbordar, mas a verdade é que não ficamos com fome nenhuma. e o ambiente é bastante informal. tanto ao almoço como ao jantar as pessoas estão vestidas de forma confortável. golas altas e muitas lãs, afinal de contas, estamos na serra e todos estamos ali para o mesmo: descontrair.
e depois há a piscina de água quente, a sauna, as massagens, os cantinhos de leitura junto às lareiras, os passeios de carro, bicicleta e a pé...
enfim, isto tudo para dizer que era lá que me apetecia estar agora. mas desta vez, com a "prenda" que trouxemos de lá e que tem agora 4 meses ;).

1 comentário: